Segunda, 15 de Julho de 2024
24°

Tempo nublado

Simões Filho, BA

Geral Maranhão

Atrações em diversos arraiais e últimos shows no espaço Bumba Meu São João marcam noite de sexta-feira no São João do MA 2024

Dezenas de apresentações que animaram os arraiais do Ipem, Canto da Cultura, Liberdade, Cidade Operária, Parque da Juçara, Santo Antônio e Largo de...

22/06/2024 às 13h20
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
- Dezenas de atrações e shows animam os arraiais de São João na noite de sexta-feira (Foto: Auê e Joca Barros)
- Dezenas de atrações e shows animam os arraiais de São João na noite de sexta-feira (Foto: Auê e Joca Barros)

Milhares de pessoas lotaram a área externa do Ginásio Castelinho, em São Luís, para conferir na noite desta sexta-feira (21), os últimos shows do espaço Bumba Meu São João, evento produzido com recursos da iniciativa privada, com a colaboração do Governo do Estado. Uma verdadeira multidão cantou e dançou ao som de Henrique & Juliano, Ávine Vinny e Zé Cantor. Mas a noite de sexta-feira do São João do Maranhão 2024 em São Luís, também foi marcada por dezenas de apresentações que animaram os arraiais do Ipem, Canto da Cultura, Liberdade, Cidade Operária, Parque da Juçara, Santo Antônio e Largo de São Pedro.

No espaço Bumba Meu São João, o ícone do forró, Zé Cantor colocou todo mundo para dançar ao som de clássicos como “Bata Nego”, “Tô invisível” e “Me Traiu no Forró”. O músico falou da alegria em participar da festa de encerramento no Bumba Meu São João.

“Estou muito feliz em estar aqui nessa noite maravilhosa, um evento grandioso, onde vários artistas estão se apresentando e eu também fui privilegiado em participar. Muita gente vindo para cá, uma multidão, sinal que a festa está boa, está maravilhosa. Agradeço pelo carinho e pelo convite”, disse.

Quem também embalou a multidão de fãs foi o cantor cearense Ávine Vinny como melhor do forró eletrônico, incluindo músicas como o hit “Coração Cachorro”. Para Ávine, o Maranhão é um estado rico em cultura e que merecia um evento dessa magnitude durante sua festa mais popular.

“É um prazer imenso estar aqui esse ano. O Maranhão merece um evento desse tamanho, gigantesco. O Maranhão é uma terra maravilhosa, rica em cultura. O Maranhão faz parte da minha vida, faz parte da minha carreira. O Governo do Maranhão está de parabéns pela iniciativa. Está incrível essa noite”, pontuou.

O espaço Bumba Meu São João foi integralmente custeado pela iniciativa privada - o Governo do Estado atuou como apoiador do evento. Com 90% do espaço aberto ao público e os outros 10% do local destinado à área de camarotes, para público pagante, a novidade conquistou o coração dos maranhenses, como ressalta o secretário de Estado da Cultura (Secma), Yuri Arruda.

“O último dia aqui no espaço Bumba Meu São João foi um sucesso de público. Hoje estamos encerrando com chave de ouro. Todas as atrações pagas pela iniciativa privada, essa parceria que o governador Carlos Brandão trouxe para o estado do Maranhão, para movimentar a nossa economia, gerando empregos, gerando renda  e a gente fica muito feliz com esse grande resultado. Um espaço tranquilo, seguro, sucesso absoluto e eu tenho certeza que ano que vem porque o São João do Maranhão 2024 entrou para a história”, ressalta o titular da Secma.

A estudante Gisélia Dias participou de todos os dias de programação no espaço Bumba Meu São João e amou a novidade. “Eu gostei muito de tudo, todos os dias foram incríveis e é interessante esse ano que a gente trouxe atrações de fora, para somar com a nossa cultura”.

Festança junina por toda a Ilha

A sexta-feira também foi marcada por atrações juninas em vários arraiais espalhados pela Grande Ilha de São Luís. No Arraial do Canto da Cultura, no Centro Histórico de São Luís, a animação ficou por conta do Tambor de Crioula Dominador da Ilha, seguido do Tambor de Crioula Milagre de São Benedito, show de Jhoie Araújo e do Boi da Alemanha.

Já no Arraial da Cidade Operária, a programação contou com as apresentações do Cacuriá Assa Cana, Bailado Junino Gdam, Quadrilha Junina Encantos do Interior, Handerson Moura (com o show Nordestiano), Boi Mocidade de Rosário, Boi de Ribamar e show de TH Cantor.

Muita festança junina também no Arraial de Santo Antônio e no Arraial do Parque da Juçara, com direito a vários grupos de tambor de crioula, bumba meu boi, quadrilha e shows de artistas locais, como a banda Baré de Casco e a cantora Rosa Reis.

Programação diária no Arraial do Ipem

Um dos espaços mais tradicionais de folia junina do Maranhão, o Arraial do Ipem, no bairro Calhau, também em São Luís, a programação conta com atrações diárias até o dia 14 de julho.

Nesta sexta-feira quem comandou a festa no palco orincipal foram o Tambor de Crioula Mestre Constâncio, Dança Portuguesa Esplendor de Miranda, Cia Matrizes, show com Thaís Moreno, Boi Brilho da Ilha, show com Gabriel Melônio, Boi de Guimarães e Boi de Santa Fé. Já no Barracão do Forró, o público dançou ao som do Trio Topxote, Forró Suvaco de Cobra e do show de Jean Sanfoneiro.

Sucesso entre maranhenses e turistas, o Arraial do Ipem tem ajudado pessoas como a artesã Antônia Mesquita, que aproveita o período para ampliar suas vendas.

“Muita gente vindo aqui. Gente de todo o Brasil, de Fortaleza, Rio, São Paulo, Goiânia. Turistas de todos os lugares estão vindo para cá. Eles gostam muito dos chapéus e tiaras. Muitos já deram depoimentos aqui dizendo que acharam o São João do Maranhão a coisa mais linda. É um orgulho ver o nosso estado ser elogiado”, relata.

Realizado pelo Governo do Maranhão, sob a coordenação da Secma, o São João do Maranhão 2024, o "Maior São João do Mundo", segue com uma vasta programação para este sábado (22) e domingo (23).

Acesse o app São João do Maranhão 2024 em seu smartphone - disponível para os sistemas operacionais Android e IOS - e confira a programação completa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários