Segunda, 15 de Julho de 2024
24°

Tempo nublado

Simões Filho, BA

Saúde Piauí

Secretaria da Saúde orienta municípios sobre realização da Campanha Antirrábica 2024

A campanha acontecerá no período de 05 de agosto até 28 de setembro e tem por objetivo atingir uma cobertura vacinal acima dos 80% do grupo de cães...

11/07/2024 às 14h15
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental, encaminhou para os 224 municípios, através das Regionais de Saúde, o informe técnico sobre a realização da campanha de vacinação antirrábica animal do ano de 2024. A campanha acontecerá no período de 05 de agosto até 28 de setembro e tem por objetivo atingir uma cobertura vacinal acima dos 80% do grupo de cães e gatos presentes no estado. 

O informe explica para os gestores municipais sobre a realização da campanha,  a vacina que será utilizada durante a ação e o grupo para o qual os imunizantes  são voltados. A campanha faz parte do planejamento do Programa Nacional de Profilaxia da Raiva do Ministério da Saúde, que  tem como objetivos a eliminação da raiva humana e o controle da raiva canina, integrando a vigilância dos demais ciclos de transmissão da doença.

De acordo com dados informados pelos 224 municípios através do Programa SIS-RAIVA/PI, no ano de 2023, o estado conta com uma população estimada de 546.785 cães e 261.140 gatos, que devem receber a vacina antirrábica durante a campanha.

Durante a campanha do ano de 2024, será utilizada a vacina antirrábica inativada de cultivo celular animal do laboratório Bioraiva pet. Cães e gatos deverão ser vacinados a partir de 03 meses de idade.

“Pedimos que os municípios se organizem, seguindo a nota informativa, para realizar a campanha sem nenhum problema, as vacinas estarão disponíveis e basta a população buscar, durante as campanha, os pontos de vacina de seus municípios para imunizar os animais e ajudar o estado a manter o controle sobre a raiva canina e prevenir casos de raiva humana”, fala a superintendente de atenção primária a saúde e municípios da Sesapi, Leila Santos.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários