A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap-PB) segue ano a ano com evolução no número de inscrições no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade – ENCCEJA PPL.
No Encceja PPL 2024, a Seap inscreveu, por meio da Gerência Executiva de Ressocialização, 2.097 reeducandos e reeducandas. A Paraíba é um dos poucos estados a superar os números da edição 2023 quando foram inscritas 2.034 pessoas em privação de liberdade.
O secretário de Estado da Administração Penitenciária, João Alves, destaca os avanços: “É um avanço significativo para o Sistema Prisional da Paraíba, para a educação em nosso sistema prisional. Significa dizer que os reeducandos estão acreditando, estão querendo avançar, estão querendo melhorias na educação e a Seap, seguindo a orientação do Governo do Estado, tem dado essa condição para os reeducandos que querem estudar, que querem se aperfeiçoar, que querem melhorar, poder avançar, concluir seus cursos e seguir sua vida sempre melhorando”.
As inscrições se encerraram na sexta-feira (9) e as equipes da Gerência de Ressocialização e da Coordenação de Educação nas Prisões, da Secretaria da Educação, estiveram mobilizadas nesta missão. O planejamento foi elaborado durante seis meses.
Encceja – Realizado pelo Inep desde 2002, o exame possibilita a retomada da trajetória escolar. A participação é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada. As provas avaliam competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar.
As secretarias de Educação e os institutos federais utilizam os resultados como parâmetro para certificar os participantes ao nível de conclusão do ensino fundamental e médio. O exame também estabelece uma referência nacional para a avaliação de jovens e adultos, tendo, assim, uma relevância multidimensional para a educação brasileira. O Encceja ainda serve de baliza à implementação de procedimentos e políticas para a melhoria da qualidade na oferta da educação de jovens e adultos, além de viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro.
_______
Ascom-Seap/PB
Mín. 21° Máx. 27°