O governador João Azevêdo participou, na manhã desta quarta-feira (2), em João Pessoa, da abertura da Campanha Outubro Rosa 2024, que neste ano tem como tema "Vocês não estão sozinhos! Juntos, venceremos essa luta!". Durante o evento, realizado no Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC), o chefe do Executivo ressaltou a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce na luta contra o câncer de mama e os investimentos do Governo da Paraíba na ampliação e na humanização dos serviços à população.
Até o dia 31 deste mês, por exemplo, o CEDC vai ofertar 2.000 mamografias. Serão 100 exames por dia, com demanda espontânea exclusiva para mamografia — basta procurar o serviço com documento pessoal, cartão do SUS e comprovante de residência. Se tiver, é também importante que seja levada a última mamografia. Serão realizadas, ainda, 500 ultrassonografias mamárias e 400 consultas com mastologistas; diagnósticos com especialistas, orientações nutricionais, saúde e bem-estat mental.
Na ocasião, João Azevêdo ressaltou as chances de cura do câncer de mama, com o diagnóstico precoce. "É importante que a gente entenda que essa é uma doença que tem cura, desde que seja diagnosticada a tempo, precocemente. É para isso que nós instalamos aqui o Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer, com instalação digna para receber aqui qualquer cidadão, qualquer cidadã da Paraíba. Isso tudo faz parte de um processo de evolução pelo qual a saúde tem passado nos últimos anos", afirmou.
"Os programas implantados na Saúde estão dando resultados extraordinários, a exemplo do Opera Paraíba e do Paraíba contra o Câncer, pelo qual já foram feitas mais de 500 cirurgias", acrescentou o gestor paraibano, pontuando outros investimentos na área oncológica, como a implantação de uma unidade de radioterapia em Patos, no Sertão paraibano.
Presente à solenidade, a primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins, conclamou as paraibanas a aproveitarem a Campanha do Outubro Rosa na busca da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. "Outubro é um mês de cuidado, de amor à vida. Para colocar em prática o tema deste ano, 'Vocês não estão sozinhos', o Governo aumenta a oferta de exames, consultas e serviços para as mulheres com o objetivo de realizar o diagnóstico precoce do câncer de mama. Não precisa ter medo. Aqui você vai encontrar um atendimento humanizado, adequado. Por isso, peço a cada paraibana que não deixe para amanhã esse exame tão importante — é um gesto de amor por você e por quem você ama", observou.
O secretário de Estado da Saúde (SES), Arimatheus Reis, disse que a Campanha Outubro Rosa é um mês de discussão sobre a saúde da mulher. "É importante conscientizar sobre o câncer que mais mata no Brasil, que é o câncer de mama, mas que tem 90% de cura se for diagnosticado precocemente. Só depende de exames básicos, como mamografia e uma consulta com médico especializado. E nós conseguimos ofertar essa estrutura aqui na Capital, na Região da Borborema e no Sertão. Neste mês, otimizamos um serviço que todos os meses já realizamos", comentou.
A segunda-dama da Paraíba, Camila Mariz, que também participou da solenidade de abertura da Campanha Outubro Rosa, evidenciou o acolhimento que a mulher encontra em serviços como o CEDC. "A própria campanha do CEDC chama a atenção da mulher para a importância desse momento, que é a busca do diagnóstico precoce do câncer de mama, que tem mais de 90% de cura se descoberto no início. E o tema da campanha deste ano não poderia ser mais feliz, oportuno, de que a mulher paraibana não está sozinha", disse.
A diretora-geral do CEDC, Roseane Machado, evidenciou que a estrutura oferecida pelo serviço é um estímulo na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de mama. "A Paraíba tem uma estrutura fenomenal para o diagnóstico do câncer de mama, colo de útero, próstata e tireoide. Neste mês, direcionamos toda a robustez do serviço para a saúde da mulher. É uma estrutura que disponibilizamos para o diagnóstico precoce — mamografia, ultrassonografia mamária e biópsias, entre outros", descreveu.
'Vocês não estão sozinhos' — A Campanha Outubro Rosa tem como público-alvo, em sua maioria, mulheres a partir dos 40 anos de idade, tanto aquelas que tenham feito a última mamografia há um ano e precisam renovar quanto aquelas que nunca fizeram o exame. Além disso, pessoas que tenham alguma alteração na mama, exemplo de um nódulo, podem ter acesso à consulta especializada com mastologista.
Aos 45 anos, a diarista Maria Cláudia da Silva vai fazer a sua primeira mamografia. Moradora do Bairro de Cruz das Armas, na Capital, a falta de tempo foi um dos empecilhos para ela ter atrasado o exame em pelo menos cinco anos. "Já tinha pensado em vir aqui, mas nunca encontrava tempo. Hoje vi na televisão, como estava de folga, não pensei duas vezes — principalmente depois do incentivo do meu marido e dos meus dois filhos. É por mim, mas também é por eles que eu estou aqui", comentou, fazendo questão de dizer que não estava com medo e elogiando o atendimento que recebeu do CEDC.
Nesta edição, a Campanha Outubro Rosa do CEDC também arrecadará alimentos não perecíveis que serão doados à Rede Feminina de Combate ao Câncer. O CEDC fica localizado na Avenida Epitácio Pessoa, n° 600.
Mín. 21° Máx. 31°