A conquista do Selo Unicef é fruto de uma ação integrada entre as secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social. Sob a liderança das secretárias Eliene Mota (Educação), Iridan Brasileiro (Saúde) e Andrea Pereira (Social), diversas ações foram inovações para garantir avanços inovadores. Entre as principais iniciativas, destacam-se a ampliação do acesso à educação, o fortalecimento da saúde física e mental de crianças e adolescentes, a promoção de hábitos de higiene e o acesso à água potável.
A iniciativa do Unicef visa apoiar cidades das regiões mais vulneráveis do país, incentivando melhorias nas políticas públicas que assegurem os direitos de crianças e adolescentes. Para o coordenador nacional do Selo Unicef, Mário Volpi, a prevenção da violência é um dos principais focos do projeto: “Ao aderir ao Selo UNICEF, os municípios assumem o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade” .
Os municípios contemplados pelo selo tiveram destaque em diversas áreas, superando a média nacional em indicadores como vacinação e educação. De 2020 a 2023, enquanto a cobertura vacinal da Tríplice Viral no Brasil aumentou em 2,6%, os certificados dos municípios registraram um aumento de quase 18%. A evasão escolar também caiu em maior proporção nesses municípios: de 2019 a 2023, o abandono escolar prejudicado em 38% no país; nas cidades com o Selo Unicef, essa queda foi de 47%.
Municípios da Bahia reconhecidos com o Selo Unicef:
O reconhecimento coloca Simões Filho e outros municípios baianos em posição de destaque na promoção de um futuro mais seguro e saudável para as crianças e adolescentes.