De acordo com os manifestantes, várias reuniões foram realizadas com a empresa para buscar soluções, mas sem avanços. Diante disso, os moradores decidiram obstruir a estrada como forma de chamar a atenção do Governo do Estado e exigências específicas.
“A Embasa está fazendo uma estação de tratamento de água aqui no Dambe e acabando com a via de acesso do local, dificultando a locomoção dos moradores para o trabalho, escola e na ida ao hospital. Depois de várias reuniões sem soluções, a população resolveu obstruir a via hoje em forma de protesto para chamar a atenção do Governo do Estado para resolver esse problema”, desabafou um morador, que preferiu não se identificar.
Intervenção da Prefeitura
A Prefeitura de Simões Filho, enviou representa ao local para dialogar com a comunidade. O secretário Municipal de Serviços Públicos, Emilcon Oliveira, esteve presente e garantiu que o município prestará assistência total aos moradores, registrando os transtornos causados pela obra da Embasa.
“Houve uma manifestação da população em relação à obra da Embasa, que tem ocasionado uma série de transtornos e comprometendo a acessibilidade da comunidade devido ao alto fluxo de máquinas e equipamentos pesados”, explicou Emilcon.
Ele ainda destacou que a situação é crítica. “As pessoas estão com o seu direito de viver impedido, já que a estrada não oferece hoje nenhum tipo de acessibilidade. A população se uniu em protesto para pedir à Embaixada uma solução que melhore a condição de acessibilidade na localidade”, concluiu o secretário.
Resposta da Embasa
Até o momento do fechamento desta matéria, a Embasa não emitiu um posicionamento oficial sobre o protesto e as demandas dos moradores.
A comunidade do Dambe aguarda que, após o ato, as autoridades estaduais se mobilizem para solucionar o problema, garantindo o direito de ir e vir dos moradores e a continuidade das obras sem prejuízo à qualidade de vida local.