Equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) acompanharam a visita do secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço, nesta sexta-feira (6), nos serviços de saúde, na Unidade Prisional de Ressocialização Feminina (UPFEM). A ação é desenvolvida em parceria com Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).
Presente na visita, a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Deborah Campos, destacou os esforços do Governo do Estado na garantia de atendimento de qualidade à população privada de liberdade, tal como rege o Sistema Único de Saúde (SUS).
"Através da parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, o Governo do Estado do Maranhão tem constantemente buscado ampliar a assistência em saúde dentro do Sistema Prisional. Entendemos que o fortalecimento da Atenção Primária é o caminho certo para a construção de um SUS mais forte e acessível a todos", afirmou.
Entre os serviços estão atendimento odontológico, clínica médica, assistência psicológica e farmacêutica, exames laboratoriais, Telemedicina, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Ainda é ofertado o suporte com foco na eliminação de doenças determinadas socialmente como hanseníase e tuberculose, além do direito à proteção contra violência e do pré-natal qualificado.
"Foi fundamental conhecer o trabalho da equipe de Atenção Primária Prisional. A gente só tem a parabenizar o estado do Maranhão, pois é muito bom saber que a Atenção Primária à Saúde está chegando aonde ela precisa chegar, promover o cuidado integral das pessoas, fazendo um SUS mais forte", disse o secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço.
As mulheres privadas de liberdade também recebem serviços em ultrassonografia e vacinação, feitos por uma equipe da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma). A assistência à saúde ofertada na UFPEM é feita de forma intersetorial, envolvendo o Governo do Estado, o Ministério da Saúde e o Ministério da Justiça.
Durante a visita, a comitiva percorreu as alas de enfermaria, consultórios de odontologia, clínica médica, psicologia, farmácia e berçário, assim como os setores de digitalização de documentos, panificadora, gráfica e têxtil.
O subsecretário de Estado de Administração Penitenciária, Fredson Pinheiro Maciel, destacou a importância dos trabalhos realizados, bem como os avanços conquistados pelo Sistema Penitenciário do Maranhão nos últimos 10 anos, tornando-o referência para os outros estados do Brasil.
"A visita é algo muito positivo. Conhecer as nossas necessidades, avanços, verificar a parceria entre a SES e a Seap e o reforço do Ministério da Saúde, tudo isso é importante para que a gente consiga continuar avançando na prestação de um serviço de qualidade e cuidar das pessoas privadas de liberdade no Sistema Penitenciário do Maranhão", enfatizou o subsecretário Fredson.
Também acompanharam a visita a coordenadora de Saúde Prisional da SES, Cristiane Baldez; o supervisor de Saúde do Sistema Prisional da Seap, Simeão Neto; o secretário adjunto de modernização da SEAP, Bruno Teixeira; e o superintendente do Ministério da Saúde no Maranhão, Glinoel Garreto.
Atualmente, a Coordenação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Privada de Liberdade da SES acompanha e monitora as 29 equipes de Atenção Primária Prisional dos municípios. Destas, 8 equipes são da Atenção Primária Prisional Estadual, que assistem as Unidades Prisionais situadas em São Luís, Imperatriz e Coroatá.