Durante o evento, Geasi destacou a importância do curso como ferramenta essencial para fortalecer e valorizar o potencial cultural do município capacitação. “Simões Filho dá um passo importante ao investir na qualificação de seus agentes culturais. Com políticas nacionais incentivando a cultura, é essencial que os municípios ofereçam suporte técnico para que os fazedores de cultura estejam preparados para acessar e gerir recursos públicos”, disse.
A formação foi ministrada por Ademir Souza, Representante Territorial da Cultura do Estado da Bahia (SECULT-BA), que reforçou a relevância da capacitação. “O município de Simões Filho está dando um passo muito importante ao investir na formação e capacitação dos seus agentes culturais, por meio da realização desta oficina de elaboração de projetos culturais e prestação de contas. Em um momento em que o Brasil valoriza a cultura através de políticas nacionais e do repasse de recursos, é essencial que os municípios ofereçam suporte técnico para que esses agentes estejam preparados para acessar e gerenciar esses recursos."
"De forma muito acertada, a gestão municipal abre caminhos para que os agentes culturais possam se fortalecer e desenvolver seus movimentos e ações de forma estruturada. Este é um momento importante, em que eles estão se instrumentalizando e ganhando ferramentas para elaborar projetos e prestar contas corretamente. A expectativa é que, ao final das execuções, os projetos tenham sido bem-sucedidos e as prestações de contas estejam prontas até 2026”, completou.
A oficina teve grande adesão e contou com a presença de cantores de diversos gêneros, dançarinos, coreógrafos, músicos, produtores, representantes de fanfarras, comunidades quilombolas e de matriz africana, entre outros. A ação reforça o compromisso da gestão com o fortalecimento da cultura local e o acesso aos mecanismos públicos de fomento.