Tudo indica que o tradicional Arraiá das Viúvas, previsto para acontecer em 2025 em Simões Filho, não será realizado. A suspensão do evento acontece após o município ser atingido por fortes chuvas nas últimas semanas, o que levou à decretação de estado de emergência pela prefeitura e reconhecido pelo Governo da Bahia.
O cancelamento do festejo junino, um dos mais aguardados do município, vem gerando repercussão entre moradores, especialmente por ocorrer durante o período em que diversas cidades baianas realizam celebrações típicas de São João.
Segundo o presidente da Câmara de Vereadores, Itus Ramos, os impactos climáticos foram os mais severos já registrados em um curto espaço de tempo.
“Recebemos o maior volume de chuva em curto período da história da cidade, mais de 300 milímetros. Isso causou desabamentos e deslizamentos de terra. A cidade está em estado de emergência, decretado pelo governador há cerca de 10 dias. Por esse motivo, os eventos e festas foram suspensos. Neste momento, toda a atenção precisa estar voltada para a reconstrução e o cuidado com a população”, declarou o vereador, em entrevista ao portal Vamos Adiante.
A decisão vem sendo debatida nas redes sociais e aplicativos de mensagens, com comentários que questionam o uso dos recursos públicos e a realização de outros eventos em contextos semelhantes.
“Só uma pergunta: essa festa, Arraiá da Viúva, não é um recurso da cultura? Se não vai ter, e olhe que o Yavhé Shammah teve, vão fazer o que com o recurso? Perguntar não ofende”, escreveu Luciene Bitencourt.
“Para Semana Evangélica pode ter eventos. Isso causa uma certa discriminação às demais religiões”, comentou Jerônimo Paulo.
“Parece que Simões Filho nem existe, essa é a sensação quando se fala de São João. Uma festa que ajuda aos comerciantes da cidade”, disse Gleice de Paula.
“Raii aí me faça uma garapa... todas as cidades que mudaram a gestão vão ter São João, só aqui que vem com essas histórias esfarrapadas”, afirmou Thay Santos.
Até o momento, o prefeito Del (União Brasil) não se pronunciou oficialmente sobre o possível cancelamento do Arraiá das Viúvas nem sobre o destino dos recursos culturais previstos para o evento.
A Prefeitura também não informou se haverá ações culturais alternativas para o período junino, ou qualquer tipo de programação substitutiva.