Segundo o vereador Itus Ramos, a audiência pública tem um papel fundamental na transparência da gestão:
“A audiência pública é um instrumento legal no qual temos a oportunidade de promover o debate, ouvir o posicionamento do secretário, com a apresentação de dados, tanto das receitas quanto das despesas. Isso permite que a população compreenda quanto o município arrecada e quanto gasta, incluindo também as dívidas dentro desse planejamento.”
Itus também destacou o objetivo central da audiência e o que está por vir no processo legislativo:
“Essa audiência tem como objetivo exatamente proporcionar esse entendimento para a população, demonstrando o volume de recursos envolvidos na gestão pública. Amanhã, teremos a votação da peça orçamentária da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), que funciona como um esqueleto, ou seja, ela delimita quanto pode ser gasto, qual é a previsão de receitas e despesas.”
Encerrando, o presidente da Câmara ressaltou a participação dos parlamentares e do público:
“Voltaremos à Câmara amanhã para votar essa matéria, que será exclusiva nas próximas duas semanas. A audiência pública de hoje transcorreu de forma tranquila, como sempre, com boa participação popular e presença da maioria dos vereadores, com exceção de alguns que não puderam estar presentes. A maior parte participou ativamente, tirando dúvidas, esclarecendo pontos e contribuindo para que a cidade de Simões Filho continue com uma gestão financeira saudável.”