“É uma lei muito importante. É ela que estabelece todas as diretrizes orçamentárias para os próximos anos. Com base nessa LDO, vamos construir o Plano Plurianual (PPA) para os próximos quatro anos. Nela estão definidas as metas fiscais, a previsão de arrecadação, os gastos e o pagamento de dívidas, inclusive os juros”, afirmou o parlamentar.
Durante a audiência, o secretário da Fazenda apresentou os dados técnicos que embasam a LDO, incluindo as projeções de crescimento econômico. Segundo o vereador, a estimativa é de que a arrecadação municipal ultrapasse os R$ 750 milhões até o final de 2028.
“Hoje foi apresentada toda a planilha pelo secretário da Fazenda, Roberto, e nós ficamos muito felizes com o que vimos. Mostra que o município está em crescimento constante. A arrecadação projeta aumento até 2028, ultrapassando os R$ 750 milhões. Isso mostra que estamos crescendo mais do que muitos municípios da Região Metropolitana. Essa LDO vai nortear a construção do PPA com base nesse cenário positivo”, completou Roberto Souza.
A LDO é o instrumento que orienta a elaboração do orçamento anual do município e serve de base para o PPA, que definirá as metas e prioridades da administração pública pelos próximos quatro anos.