A nova equipe de catadores de materiais recicláveis que integrará o terceiro ciclo de distribuição de materiais de higiene e segurança do trabalho no Arraiá do Povo 2025 foi beneficiada, nesta sexta-feira, 20, com kits preparados como forma de promoção de segurança e dignidade. A ação é uma iniciativa do Governo de Sergipe, por meio do projeto Estação Acolher, da Secretaria de Estado da Assistência Social, em parceria com o projeto Coleta do Bem, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac).
Na tarde desta sexta-feira, cerca de 70 trabalhadores, previamente cadastrados, receberam os kits. Com esta nova entrega, o número de catadores a serem contemplados com o material durante os festejos juninos já chega a 210. Cada kit contém itens essenciais de proteção e cuidado pessoal: camisas com proteção UV, boné tipo árabe, botas de couro, luvas de segurança, protetor auricular, protetor solar, ecobag, shampoo, condicionador, sabonete, desodorante, escova e creme dental, além de absorventes para as mulheres. Outras duas entregas como esta já foram realizadas nos dias 30 de maio e 10 de junho, com cerca de 70 catadores contemplados em cada etapa.
A secretária de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas, Deborah Menezes Dias, explica que o Coleta do Bem atua em todos os eventos inseridos no calendário oficial do estado e destaca que esta edição no Estação Acolher já é um verdadeiro sucesso. “As duas primeiras fases do Estação Acolher já apresentaram resultados expressivos. Gostaria de parabenizar a Secretaria da Assistência pela iniciativa e ressaltar a satisfação da Semac por poder contribuir. Com isso, fortalecemos toda a cadeia da reciclagem, garantindo a coleta de toneladas de resíduos sólidos. Essa ação mostra que o cuidado com o meio ambiente deve sempre estar alinhado à justiça social, proporcionando dignidade e gerando renda direta para os trabalhadores envolvidos. O Estação Acolher é uma iniciativa que reforça a importância da preservação ambiental e impulsiona a economia circular, beneficiando toda a sociedade”, pontua.
Para a secretária da Seasic, Érica Mitidieri, é uma alegria ver a Estação Acolher chegando ao terceiro bloco. “Esse projeto é muito especial porque ele nasce da escuta, do cuidado e do compromisso com a dignidade de quem trabalha todos os dias para manter a nossa cidade limpa e organizada. Não acolhemos apenas os catadores, mas, também, seus filhos, com um espaço seguro, com atividades, alimentação e acompanhamento social. Ver a felicidade das famílias que passam por aqui é a maior recompensa pra gente e nos motiva a seguir ampliando e fortalecendo essa iniciativa tão linda”, destaca.
A catadora de recicláveis Anadiege da Hora Santos sente que, com o seu trabalho, contribui para algo maior. “É uma forma de cuidar da natureza. Estou chegando hoje no projeto e já estou muito agradecida”, frisa.
Já Josilene Araújo destaca que, com o período das festas, a reciclagem é uma forma de juntar uma renda extra, com a qual consegue garantir o pagamento das contas de água, de luz e aluguel. “Que o Estação Acolher continue assim. Tudo aqui é muito bonito, tudo bem pensado, organizado, eu adorei o kit.Trabalhar assim é muito bom. E gostei muito de tudo o que recebi no kit, já até postei foto nas redes sociais com a camisa, gostei dos cremes, do sapato, tudo”, enaltece.