A chama do Fogo Simbólico da Independência, símbolo da luta e bravura do povo baiano contra a dominação portuguesa, voltou a brilhar em Lauro de Freitas. A cerimônia foi realizada com entusiasmo e respeito às tradições cívicas, tendo como anfitriã a prefeita Débora Régis, que recebeu com orgulho o símbolo histórico da liberdade.
“Essa tradição tão importante resgata a nossa história de resistência e reafirma o papel que a nossa cidade tem na luta pela liberdade do povo baiano. Que a chama desse fogo esteja sempre viva nos nossos corações!”, declarou Débora, emocionada.
A passagem do fogo simbólico é parte das comemorações pelo 2 de Julho, data magna da Bahia, que celebra a independência do Brasil no estado, consolidada em 1823 com a expulsão definitiva das tropas portuguesas.
Nesta terça-feira (2), o Fogo Simbólico chegará à cidade de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, onde será realizado mais um ato cívico com autoridades, estudantes e representantes da sociedade civil, mantendo viva a chama da história e do sentimento de pertencimento do povo baiano.