O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) recomendou, nesta quinta-feira (3), a aprovação com ressalvas das contas do exercício financeiro de 2023 da Prefeitura de Simões Filho, sob a responsabilidade do ex-prefeito Diógenes Tolentino Oliveira, o "Dinha". A análise ocorreu durante sessão do colegiado, que também avaliou e aprovou contas de outras cinco prefeituras baianas.
Além de Simões Filho, o TCM também recomendou a aprovação com ressalvas das contas das prefeituras de Antônio Gonçalves, do prefeito Djalma de Freitas Cardoso Neto, e de Santa Luzia, sob a gestão de Fernando Schueler Brito, todas relativas ao exercício de 2023.
O parecer do tribunal será encaminhado à Câmara de Vereadores de cada município, que terá a responsabilidade de votar pela aprovação ou rejeição definitiva. As ressalvas apontadas não comprometem a regularidade geral das contas, mas indicam pontos a serem corrigidos em futuras gestões.
A decisão reforça o cumprimento das normas fiscais e administrativas por parte da gestão Dinha em seu último ano de mandato à frente do Executivo municipal.