Em seu pronunciamento, Del relembrou as dificuldades que marcaram a história recente de Simões Filho e fez um resgate emocional de experiências pessoais que ilustram o impacto do abandono administrativo na vida dos cidadãos.
"Encontramos esta cidade em uma situação difícil, marcada por uma condição negativa e uma imagem deteriorada. Simões Filho era conhecida como a cidade mais violenta do Brasil, uma cidade que não honrava seus compromissos e que havia perdido sua credibilidade. Meu pai, que tinha um comércio de material de construção, foi uma das muitas vítimas dessa realidade. Ele quebrou, perdeu o negócio. Isso foi reflexo do descaso, da falta de compromisso e da irresponsabilidade que marcaram a administração da cidade", afirmou Del, emocionando o público presente.
Com a convicção de quem assumirá uma grande responsabilidade, Del reafirmou seu compromisso com os eleitores que depositaram nele a confiança para liderar o município."Mas eu quero dizer, reafirmar e deixar claro que nós queremos honrar, respeitar e valorizar cada um dos 40.230 votos que recebemos. Queremos retribuir essa confiança com muito trabalho, dedicação, esforço e compromisso", declarou.
O prefeito eleito também ressaltou a importância de unir esforços para construir um município mais justo, transparente e voltado para o bem-estar da população."Que a população seja alcançada, e é exatamente isso que queremos: que cada pessoa, cada cidadão seja respeitado. Que cada limite e cada desafio sejam superados, mas que possamos construir, criar e fundar tudo o que for necessário para atender, alcançar e beneficiar toda a população de hoje. A cada vereador eleito e empossado, envio meu abraço, meu reconhecimento e minha admiração. Nossa missão, nosso dever, é dar continuidade, sequência e avanço ao trabalho que já foi iniciado, como bem disse o doutor. Cada vereador tem o desafio, a responsabilidade e a missão de construir uma cidade, um município e um país com mais transparência, justiça e dignidade", ressaltou.
Encerrando seu discurso, Del destacou os desafios de envolver a juventude no cenário político e apontou a necessidade de transformar dificuldades em oportunidades para mudar a vida das pessoas."Estamos caminhando nessa direção, seguimos nesse caminho e acreditamos nisso. Sabemos, reconhecemos e entendemos que é muito difícil, muito desafiador engajar, envolver e motivar os jovens no processo político. É um desafio enorme incentivar os jovens a compreender, a entender e a participar ativamente desse sistema. É desafiador por causa das lacunas, das dificuldades e das limitações existentes. Confesso, reconheço e admito que, em algum momento, também desejei fazer parte mais ativa, mais intensa e mais presente desse processo. Apesar das dificuldades, das barreiras e dos desafios, seguimos, continuamos e persistimos com o objetivo, com a meta e com o propósito de transformar, mudar e melhorar a vida das pessoas", concluiu Del, sendo aplaudido calorosamente pelos presentes.
A posse oficial de Del como prefeito de Simões Filho está marcada para o dia 1º de janeiro de 2025, quando ele assumirá oficialmente o comando do Executivo municipal, dando início a uma nova etapa de sua trajetória política.